O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA E O ENSINO DA GEOMETRIA: DIALOGANDO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho pretende discutir uma perspectiva do Programa Etnomatemática para a prática docente na Educação Básica, considerando a produção bibliográfica do educador Paulus Gerdes e as potencialidades que permeiam suas ideias para a prática pedagógica. A fim de refletir sobre as possibilidades concretas de propostas pelo Programa Etnomatemática, utilizou-se depoimentos de professores de Matemática da Educação Básica que participaram de um minicurso ministrado no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) na cidade de São Paulo em 2016. A investigação mostrou que os professores reconheceram as ideias de Gerdes como potencializadoras para o contexto da sala de aula, evidenciando os materiais didáticos manipuláveis sugeridos pelo educador e trabalhados no minicurso. Nesse sentido, acredita-se que o Programa Etnomatemática pode contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem da geometria e outros conteúdos em matemática, evidenciando os elementos da postura criativa, da nova aliança interdisciplinar e do entendimento do estudante, enquanto sujeito holístico, específicos de uma Educação Etnomatemática, descolonizando o currículo de Matemática e ampliando olhares para diversas culturas.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).