PRECONCEITO RACIAL: CONCEPÇÕES E AÇÕES DE DOCENTES NO DISTRITO DO CAPÃO REDONDO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A investigação de natureza qualitativa intencionou mapear todas as escolas municipais (25) do distrito do Capão Redondo, em São Paulo, que possuem um projeto sistematizado para o trabalho com as questões etnorraciais no ensino fundamental I, identificando práticas pedagógicas em sala de aula que fomentem a implantação da Lei 10.639/2003 em seu currículo. Dentre as escolas selecionadas, 16% já realizam um programa de ação nesse sentido. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aberto com oito questões para 17 docentes, e outras sete destinadas há quatro gestores. Como resultado, observamos que a formação continuada desses profissionais para o assunto ocorre em reuniões semanais sistematizadas, onde se discutem a melhor forma de trabalhar o tema em sala de aula; e suas principais estratégias são discussões conscientizadoras (30%) e reflexões sobre personalidades negras na história (25%).
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).