A PERSPECTIVA AFRICANA EM PAUTA: HUMANIDADES, CIÊNCIAS SOCIAIS, HISTÓRIA E ESTUDOS AFRICANOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Durante os períodos da colonização europeia, descolonização e reorganização das sociedades africanas, os intelectuais nascidos na África passaram a produzir o próprio conhecimento em pressupostos acadêmicos e científicos ao longo dos séculos XIX e XX, em relação ao mundo e si mesmo, redigida até então sob os punhos da tradição ocidental. O presente artigo propõe-se apanhar e discutir brevemente o conjunto dessas narrativas e suas problemáticas, pensando especificamente os debates em torno das ciências sociais e humanidades na África contemporânea, os estudos africanos e a história da África construída sob a perspectiva dos próprios historiadores, filósofos, cientistas sociais, estudiosos e intelectuais africanos. Trata-se de compreender o vasto conjunto de referenciais teóricos, conceituais e metodológicos, empregados para expressar a posição dos próprios Africanos em relação ao mundo e seu espaço continental, ao mesmo tempo compreender em que circunstancias foram organizados e produzidos esses conhecimentos.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).