QUILOMBO DA CAVEIRA ESTÁ ON: MATERIAL PEDAGÓGICO E ACERVO PÚBLICO DISPONÍVEIS NO WEBSITE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a criação do website "Quilombo da Caveira" como uma ferramenta pedagógica para a Escola Municipal Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, localizada no Quilombo da Caveira, em São Pedro da Aldeia, Rio de Janeiro. Além de servir como recurso pedagógico, o site funciona como um acervo público para a comunidade, buscando dar visibilidade ao protagonismo negro e quilombola de Caveira. O projeto é resultado de pesquisa realizada entre 2021 e 2024 no mestrado em Ensino de História da Universidade Federal Fluminense, onde fui a campo e produzi uma metodologia de ensino de Educação Escolar Quilombola e Antirracista para a escola. Dessa forma, possibilitando articular as narrativas orais dos anciãos da comunidade da Caveira junto à sala de aula, como forma de contribuir para o aumento da autoestima dos alunos e empoderamento de sua história. O resultado foi a mudança nos planejamentos das professoras, que hoje buscam contextualizar suas aulas e nos alunos e alunas, que demonstram um (re)conhecimento identitário.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).