MULHER, PRETA, POETA E FRÁGIL: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DE MULHERES QUE EXPRESSAM SUAS VULNERABILIDADES NO SLAM POETRY.

Conteúdo do artigo principal

Maria Helena Santos de Sant'Ana
Vanessa de Oliveira Alves
Thiago Vinicius Monteleone Lira
Sandra Regina Mota Ortiz

Resumo

O presente artigo teve como objetivo avaliar como o Slam Poetry pode ser utilizado por mulheres negras para expressar suas vulnerabilidades utilizando a poesia como reforço, tendo como método o estudo de caso baseado em entrevista semi estruturada trazendo como meio de análise a teoria da Análise do Comportamento e a Psicologia Social. Os resultados foram catalogados em três categorias, sendo: o paradoxo da mulher negra; a poesia como instrumento reforçador; o Slam Poetry como ambiente transformador. Por intermédio do trabalho em questão foi possível observar a força de tais grupos, já que são locais cheios de estímulos reforçadores. Contudo, é necessária uma maior visibilidade e um olhar mais científico para esses espaços no intuito de explorar com mais afinco a importância de tais grupos não apenas para as minorias, mas também para a sociedade.

Detalhes do artigo

Como Citar
Santos de Sant’Ana, M. H., de Oliveira Alves , V., Monteleone Lira , T. V., & Mota Ortiz, S. R. (2025). MULHER, PRETA, POETA E FRÁGIL:: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DE MULHERES QUE EXPRESSAM SUAS VULNERABILIDADES NO SLAM POETRY. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 16(44). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1852
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Maria Helena Santos de Sant'Ana, Universidade São Judas

Psicóloga (CRP:06/191620) Graduada pela Universidade São Judas. Procuro em toda a minha trajetória, explorar o potencial do desenvolvimento humano, buscando fomentar uma cultura aprendizagem continua e diversidade inclusão, criando espaços onde as pessoas possam ser elas mesmas na sua melhor versão. Atualmente tem sua prática profissional voltada para atendimentos psicoterapêuticos com foco em populações vitimas de violências estruturais

Vanessa de Oliveira Alves , Universidade São Judas

Vanessa de Oliveira Alves: "Psicóloga (CRP 06/188242) formada pela Universidade São Judas Tadeu em 2022, especialista em Neuropsicologia (USJT) e Mestranda em Ciências do Envelhecimento (USJT). Experiência como Bolsista de Extensão no Programa 'Núcleo de Trabalhabilidade Sênior de São Paulo', com ênfase no suporte educacional a idosos. Participação em projetos de extensão, incluindo 'Cuidando de quem cuida' e 'Ciências do Envelhecimento nas mídias sociais', além de cursos em saúde mental, neurociência e violência de gênero. Aprofundamento profissional por meio de cursos livres abrangendo temas especializados em Psicologia, como psicodiagnóstico, transtornos de ansiedade e terapia cognitivo-comportamental."

Thiago Vinicius Monteleone Lira , Universidade São Judas

Thiago Vinicius Monteleone Lira: "Possui graduação em Psicologia (2013 - Universidade São Judas Tadeu), Aprimoramento em Terapia Comportamental (2014- Universidade São Judas Tadeu), Especialização em Terapia Analítico Comportamental (2017 - Universidade de São Paulo) e Mestrado em Ciências do Envelhecimento (2015 - Universidade São Judas Tadeu). É Coordenador do Curso de Psicologia, além de professor, orientador e supervisor no mesmo curso na Universidade São Judas Tadeu; e terapeuta em Comportar - Psicologia. Tem experiência em Clínica Analítico-Comportamental e Acompanhamento Terapêutico, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Aplicada do Comportamento; Prática Baseada em Evidências em Psicologia; e Envelhecimento Humano."

Sandra Regina Mota Ortiz, Universidade São Judas

Sandra Regina Mota Ortiz: "Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998) e Doutorado em Fisiologia Humana, pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (2001). Possui Pós Doutorado pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, onde atuou no Departamento de Fisiologia e Biofísica de 2002 a 2004 e no Departamento de Anatomia de 2004 a 2009; tendo trabalhado com o estudo morfológico e funcional da matéria cinzenta periaquedutal na modulação de comportamentos motivados, em particular, comportamentos de defesa, predatório e maternal. Trabalhou como professora dos cursos de Graduação em Medicina, Odontologia, Biomedicina, Enfermagem e Ciências Biológicas, na Universidade Cidade de São Paulo de 2009 a 2016, coordenando também o Laboratório Bases Neurais do Comportamento no Núcleo de Pesquisa em Neurociência (NUPEN). Atuou como professora do Curso de Medicina da Faculdade das Américas, entre 2016 e 2017, onde também atuou como Coordenadora de Pesquisa e Pós Graduação. Atuou como professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde no IAMSPE entre 2014 e 2021. Atua como professora titular do Curso de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) desde 2014, onde também, está como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Inovação do Ensino Superior em Saúde, desde 2018. Capacita professores universitários em cursos de Medicina em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem em Especial na Aprendizagem Baseada em Problemas o PBL, na Aprendizagem em Baseada em Equipes - TBL e na Problematização. Atua na Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade São Judas Tadeu, como professora permanente do Mestrado em Ciências do Envelhecimento, desde 2019 e, como professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, desde 2021, além de participar do Comitê de Iniciação Científica desde 2018 e do Comitê de Experimentação e Uso de Animais (CEUA), desde 2022. Na Universidade São Judas Tadeu esteve à frente da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu de 2018 à 2021. Atuou como responsável pela Gerência Nacional de Pesquisa da Ânima Educação de 2021 à 2022, sendo responsável pelo desenvolvimento das políticas de pesquisa de 17 instituições de ensino superior no Brasil, dentre elas a Universidade São Judas.Tem experiência na área de Fisiologia Humana, com ênfase em Neurofisiologia, Neurociências e Comportamento."