MEU CABELO NÃO É SÓ ESTÉTICA, É TAMBÉM POLÍTICA: OS MOVIMENTOS SOCIAIS E AS NARRATIVAS VISUAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Com o presente trabalho viso discutir acerca da trajetória de mulheres negras que assumem o protagonismo de suas próprias vidas. Usam as narrativas visuais e verbais nas redes sociais como ferramentas de empoderamento e identificação, valorizando suas histórias e compartilhando experiências. Mulheres que se movimentam a todo tempo, e estão conectadas as redes sociais com intuito de estender suas lutas, resistir aos padrões impostos histórico-socialmente, criar seus próprios rumos. Em diálogo com algumas narrativas visuais e escritas, o trabalho mostra a importância das redes sociais/educativas para os movimentos sociais, e o quanto histórias cotidianas contribuem para o combate as práticas de opressão, discriminação e violência sofridas diariamente por muitas mulheres. Nesse sentido, ajudam nessa reflexão alguns pensadores eleitos como base teórica-metodológico: a autora (com seu heterônimo de) bell hooks (2005) na perspectiva de escritora referência em várias discussões inclusive sobre as implicações dos cabelos nas identidades de militância política negra e Mailsa Passos (2014) com as contribuições da “metodologia do encontro”, no qual acreditamos que fazer pesquisa na área da educação é “encontrar-se com o outro”, ouvir suas narrativas (com escuta atenta) e sabendo que em todo encontro há uma troca. E, ao me encontrar epistemologicamente com essas mulheres, eu me reconheci em cada uma delas.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).