RACISMO COMO INSTRUMENTO EPISTEMOLÓGICO E POLÍTICO PARA O ENTENDIMENTO DA SITUAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NA SOCIEDADE BRASILEIRA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esse artigo debate a utilização da categoria racismo nos estudos sobre a condição da população negra, tendo como objetivo central demonstrar a sua importância para a construção desse conhecimento e da luta política que tais estudos possam ensejar. Nesse sentido, comungamos com os pesquisadores que apontam que a exclusão e a dificuldade econômica e social vivida pela maioria dos negros não é obra do acaso, ou de um processo natural, mas fruto de relações concretas que se constituíram na formação da nossa sociedade, sendo o racismo uma determinação fundamental para o entendimento de tal processo. Contudo, apontamos que o uso dessa categoria, para dar um resultado profícuo, não pode ser transformado num instrumento teórico que engesse o estudo sobre a questão do negro, retirando do campo de estudo outras importantes contribuições sobre as condições da população negra.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).