Aprendendo e Ensinando com Filosofias Africanas

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Luis Thiago Freire Dantas
Adilbênia Freire Machado
Julvan Moreira de Oliveira
Sandra Haydée Petit

Resumo

Apresentação do caderno temático: Filosofias Africanas e seu ensino.

Detalhes do artigo

Como Citar
Dantas, L. T. F., Machado, A. F., de Oliveira, J. M., & Petit, S. H. (2023). Aprendendo e Ensinando com Filosofias Africanas. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 17(Edição Especial), 8–16. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1696
Seção
Apresentação
Biografia do Autor

Luis Thiago Freire Dantas, Universidade Estadual do Rio do Janeiro/ Professor Filosofia da Educação

Professor Adjunto de Filosofia da Educação (Departamento de Estudos da Subjetividade

Adilbênia Freire Machado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Profa. Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do PPGEduc (Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) / UFRRJ. Coordenadora do Eixo Científico Filosofia Africana e Afro-diaspórica da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negr@s (ABPN). Membra da Coordenação Ampliada da Associação Brasileira de Filosofia e Libertação (AFYL – Br). Pesquisadora do Núcleo das Africanidades Cearense (NACE): encantamento, pretagogia, ancestralidade (UFC); LEAFRO – Laboratório de Estudos Afro-brasileiros – NEABI / UFRRJ. Sócia Fundadora da Rede Africanidades (UFBA); Membra da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas. E-mail: adilbenia@ufrrj.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3226-2139

Julvan Moreira de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFJF; Doutor e Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP); Especialista em Ciências Sociais (Antropologia, Sociologia e Política) pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP); Licenciado em Filosofia pela Universidade São Francisco (USF-SP); Graduado em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção da Arquidiocese de São Paulo; membro do GT-21 da ANPED, compondo o comitê científico na gestão 2018-2019 e vice-coordenador na gestão 2016-2017 (Educação e Relações Étnico-raciais da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação); membro fundador da ABPN, compondo a diretoria na gestão 2002-2004 (Associação Brasileira de Pesquisadores Negros); Diretor de Ações Afirmativas da UFJF; membro e articulista da Red Iberomericana de Investigación en Imaginarios y Representaciones; líder do ANIME (Grupo de Estudos e Pesquisas em Africanidades, Imaginário e Educação); atua na área de Antropologia Educacional e Filosofia da Educação, com interesse nos seguintes temas: africanidades; filosofia africana; imaginário afro-brasileiro; diversidade étnico-racial; socioantropologia do cotidiano

Sandra Haydée Petit, Universidade Federal do Ceará

Sandra Haydée, Universidade Federal do Ceará (UFC)