Reflexões em torno da filosofia Ubuntu como ferramenta na construção de uma educação antirracista

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Diogo Pereira Matos
Juliana Quadros Paiva
Geovane Lopes de Oliveira

Resumo

O presente trabalho pretende refletir sobre as possibilidades de construção de uma educação antirracista construída a partir da filosofia ubuntu, considerando-se a potência da ontologia e epistemologia desta filosofia para o processo de construção de um sujeito consciente da importância de sua ancestralidade e da insuperável conexão com o outro, visto necessariamente como um igual. Dessa forma a inserção dos conteúdos da filosofia ubuntu no processo de formação do estudante, para além de concretização das determinações legais de construção de um currículo escolar que garanta o ensino da história africana e afro-brasileira, tem o condão de viabilizar também o exercício do pensar a partir de outros paradigmas filosóficos, no caso o ubuntu como uma filosofia africana, como forma de superação da educação eurocentrada e construção de uma educação antirracista.

Detalhes do artigo

Como Citar
Pereira Matos, D., Quadros Paiva, J., & Lopes de Oliveira, G. (2023). Reflexões em torno da filosofia Ubuntu como ferramenta na construção de uma educação antirracista . Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 17(Edição Especial). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1663
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Diogo Pereira Matos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - IF Sudeste MG";}

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei, graduado em Pedagogia e Especialista em Gestão Educacional Integrada. Atuou na área de relações étnico-raciais dentro de espaços educacionais; formação de professores; na assistência pedagógica a projetos sociais junto a Comunidades Quilombolas, na região do Noroeste de Minas Gerais. É associado da Associação Brasileira de Pesquisadores/as negros/as - ABPN e membro do Grupo de Pesquisa Estratégias didático-pedagógicas voltadas ao estudante-trabalhador - EDIPET. No setor público atuou como agente da Política Nacional de Assistência Social. Pedagogo (Efetivo) do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, atualmente é o Coordenador de Assistência Estudantil (Reitoria). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Diversidade Étnico-racial, atuando principalmente nos seguintes temas: quilombo, relações étnico-raciais, identidades e educação antirracista.

Juliana Quadros Paiva, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Possui graduação em Direito pela Faculdade Metodista Granbery (2018). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, principalmente em direito Constitucional e Civil. Advogada no escritório Quadros Advogados Associados desde 2018. Mestranda em Direito e Inovação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Vice-Presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial OAB/MG Subseção Juiz de Fora.

Geovane Lopes de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002) e mestrado em Direito Internacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Atualmente estou cursando o doutorando em Ciências Sociais na UFJF (2020). Tenho experiência de dez anos no ensino superior de Direito. Leciono atualmente na Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais Alves Fortes, da Fundação Educacional de Além Paraíba (MG) e no Centro de Ensino Superior Aprendiz, em Barbacena (MG). Sou advogado.