FILOSOFIAS AFRICANAS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Conteúdo do artigo principal

Jussara Alves da Silva

Resumo

Este artigo aborda as contribuições das filosofias africanas em um curso de formação docente sobre educação para as relações étnico-raciais no município de Juiz de Fora, Minas Gerais. O objetivo é destacar possibilidades de abordagem por meio de exemplos de práxicas pedagógicas formativas alicerçadas na afrocentricidade, ubuntu e filosofia da sagacidade. Ao discutir os desafios e a viabilidade dessa abordagem, buscamos a reconexão com formas de aprender e ensinar ancestrais. Esperamos que nossas reflexões possam fornecer subsídios para demais pesquisas e metodologias que explorem o papel das filosofias africanas na formação docente.

Detalhes do artigo

Como Citar
Alves da Silva, J. (2023). FILOSOFIAS AFRICANAS NA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 17(Edição Especial). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1661
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jussara Alves da Silva, Escola Estadual Padre Frederico Vienken SVD: Juiz de Fora

Escola Estadual Padre Frederico Vienken SVD: Juiz de Fora, Minas Gerais, BR. Especialista em Educação Básica (Supervisão Pedagógica)