FILOSOFIA DA SAGACIDADE: contribuições para o ensino da filosofia e discussão da questão étnico-racial
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a filosofia da sagacidade e sua contribuição para o ensino e discussão da questão étnico-racial. A filosofia da sagacidade é uma análise e consideração reflexiva do pensamento de africanos conhecidos como guardiões da sabedoria, conhecimento e pensamento crítico rigoroso. Neste caso, não envolve costumes, cosmovisões gerais, mitos e contos populares. Esta filosofia surgiu a partir da reação de Oruka, diante da posição que os europeus adotaram sobre a África, isto é, os africanos não são capazes de refletir em termos filosóficos. Neste quadro, a filosofia sábia visa repudiar essa crença. Embora o trabalho apresenta algumas tendências da filosofia africana, problematiza a filosofia da sagacidade e sua contribuição para a educação. Assim, concluímos que a filosofia da sagacidade pode ser um dos instrumentos de resistência na afirmação do ensino da cultura afro-brasileira nas escolas, contribuindo para um ambiente menos hostil ao ensino sobre África.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).