O racismo e a branquitude como ideologias analisadas e interpretadas na ou por uma clínica racializada
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo busca discorrer sobre racismo e branquitude tendo como lastro teórico constructos da Psicanálise, notadamente da psicanálise do sujeito do grupo, com destaque aos conceitos de ideologia e alianças (in)conscientes, tal como desenvolvidos por René Kaës. Além disso, o texto traz à baila vinhetas de atendimentos clínicos individuais e grupais nas quais aquelas modalidades de dominação foram apontadas, interpretadas. Nesse sentido, este escrito almeja contribuir teórico-tecnicamente com o delineamento de uma clínica psicológica antirracista.
Palavras-chaves: branquitude, (anti)racismo, clínica racializada, ideologia, psicanálise kaesiana.
Detalhes do artigo
Como Citar
SANTOS SILVA, B., & Silvia Costa , E. (2024). O racismo e a branquitude como ideologias analisadas e interpretadas na ou por uma clínica racializada. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 16(Edição Especial). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1647
Seção
Artigos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).