GEOGRAFIAS DO NÃO SER: EFEITOS PSÍQUICOS DO RACISMO NA PRODUÇÃO DO ESPAÇO EFECTOS PSÍQUICOS DEL RACISMO EN LA PRODUCCIÓN DEL ESPACIO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo pondera possíveis associações entre a Geografia (ou os estudos centrados no espaço) e a Psicologia. A intenção provém da valorização de ambos os ramos do conhecimento na reprodução da experiência de negros e negras no que se refere à metrópole. A perspectiva considera que o racismo historicamente presente em sociedades forjadas pela escravidão, como no caso brasileiro, transforma as relações que envolvem a apropriação e a produção do espaço urbano, sendo esta realidade atravessada por efeitos psíquicos caracterizados pelo trauma do racismo cotidiano, presente nas interdições, nos olhares tortuosos da branquitude e na violência policial que culmina no genocídio da população negra. Todos esses elementos fazem parte de uma imbricação teórica que tem o reconhecimento da teoria de Frantz Fanon enquanto traço elementar, sobretudo por sua extraordinária contribuição aos estudos psiquiátricos que envolvem o racismo e a questão colonial, mas também por sua potencial incursão às dinâmicas espaciais.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).