PSICOLOGIA, RAÇA E SOFRIMENTO PSÍQUICO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A SUPERAÇÃO DO RACISMO PSICOLÓGICO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A proposta desse artigo é tomar as relações entre psicologia e racismo de maneira intrínseca e não como um fenômeno externo, demarcando como a luta contra o racismo se dá também no interior da psicologia, promovendo sua transformação. Num primeiro momento, narro brevemente o entrelaçamento histórico entre a emergência e consolidação da psicologia científica e o projeto do racismo científico. Num segundo momento, problematizo o modo pelo qual a psicologia social norte-americana se apresentou como uma ciência da democracia, produzindo um avanço em relação à aliança anterior da psicologia com o racismo, porém mantendo o ponto de vista da branquitude. Num terceiro momento, a partir da perspectiva inaugurada por Fanon, pela primeira vez o negro tem agência, podendo então falar sobre o racismo do ponto de vista de sua experiência, pondo o racismo enquanto um modo de sofrimento psíquico.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).