PSICOLOGIA, RAÇA E SOFRIMENTO PSÍQUICO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A SUPERAÇÃO DO RACISMO PSICOLÓGICO

Conteúdo do artigo principal

Leomir Hilario

Resumo

A proposta desse artigo é tomar as relações entre psicologia e racismo de maneira intrínseca e não como um fenômeno externo, demarcando como a luta contra o racismo se dá também no interior da psicologia, promovendo sua transformação. Num primeiro momento, narro brevemente o entrelaçamento histórico entre a emergência e consolidação da psicologia científica e o projeto do racismo científico. Num segundo momento, problematizo o modo pelo qual a psicologia social norte-americana se apresentou como uma ciência da democracia, produzindo um avanço em relação à aliança anterior da psicologia com o racismo, porém mantendo o ponto de vista da branquitude. Num terceiro momento, a partir da perspectiva inaugurada por Fanon, pela primeira vez o negro tem agência, podendo então falar sobre o racismo do ponto de vista de sua experiência, pondo o racismo enquanto um modo de sofrimento psíquico.

Detalhes do artigo

Como Citar
Hilario, L. (2023). PSICOLOGIA, RAÇA E SOFRIMENTO PSÍQUICO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A SUPERAÇÃO DO RACISMO PSICOLÓGICO. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 16(Edição Especial). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1557
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Leomir Hilario, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe (PPGPSI-UFS).