APROVADO NA USP: EXPERIÊNCIAS DO PROJETO AFROCIENTISTA NO CEFET-MG E A INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES NEGROS NO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS.

Conteúdo do artigo principal

Geisieli Rita de Oliveira
Wiverton Iuri de Jesus

Resumo

Resumo: Gambiarras, afetos, histórias, ciências, tecnologias, inovações, ontologias, estratégias de existências e objetos são coletados para compor esse relato. Escrito em afroperspectiva e na proposição teórico-metodológica de escrevivência (EVARISTO, 2007), esse relato tem por objetivo descrever nossa dança-cientifica pelos becos, vielas e escadas na cabana do Pai Thomás, lugar de resistência na cidade de Belo Horizonte, e de onde, no âmbito do projeto Afrocientista (ABPN- Instituto Unibanco) as ciências não foram utilizadas como algo para ser aprendido, mas algo para se participar. Assim o aprendizado no âmbito do projeto Afrocientista foi incrivelmente nuançado pela relação co-constitutiva de estudante-comunidade-cultura-história. Por fim, encerramos esse relato em forma de manifesto para incentivo e investimento em projetos como o afrocientista, pois boas intenções não são suficientes, são necessários movimentos políticos, investimentos sociais e pedagogias que funcionem para as Ciências de fato se tornarem uma possibilidade para jovens negras/negros.

Detalhes do artigo

Como Citar
Rita de Oliveira, G., & Iuri de Jesus, W. (2023). APROVADO NA USP: EXPERIÊNCIAS DO PROJETO AFROCIENTISTA NO CEFET-MG E A INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES NEGROS NO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 15(Edição Especial), 230–244. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1512
Seção
Caderno Temático
Biografia do Autor

Geisieli Rita de Oliveira, UEMG

Bióloga/Professora (UEMG). Mestra em Educação Tecnológica (CEFET-MG). Doutoranda em Educação em Ciências (UFMG). Coordenadora executiva do projeto Afrocientista no CEFET-MG, na cidade de Belo Horizonte (2021-2022). Coordenadora de articulação nacional do projeto Minas Negras (ABPN- Skill for prosperity- 2022)

Wiverton Iuri de Jesus, Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Departamento de Geografia, São Paulo

Bolsista do projeto Afrocientista da ABPN (2022), licenciando em Geografia na USP. E-mail: wivertoniuri@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0009-0006-5451-0913.