EM BUSCA DA ALMA AFRICANA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
“Em busca da alma africana” é fruto da leitura de uma pequena narrativa ficcional, Ualalapi, da autoria do escritor moçambicano, Ungulani Ba Ka Khosa, e cuja temática refere-se ao fato histórico dos prenúncios agônicos de decadência do denominado Império de Gaza, ao Sul de Moçambique, em finais do século XIX, na figura de seu último Imperador, Gungunhana. O texto apresenta-nos três cenários premonitórios e oníricos – os sonhos da mulher de Ualalapi, de Maguiguane e de Manua – como anunciadores do caos e final distópico. A leitura de Ualalapi representa aquele como que “ponto final” que buscava colocar na tentativa de procurar entender, por via das narrativas míticas, aquilo que denominei, em minha pesquisa, de alma ou a expressão anímica das etnias Machangana e Maronga.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).