ENTREVISTA: FÁTIMA MATOS, ATIVISTA NEGRA AMAZÔNIDA DO CEDENPA

Conteúdo do artigo principal

Monica Prates Conrado

Resumo

“Sempre tive necessidade de me instrumentalizar”. Fátima Matos


 


Histórias que se enredam, se entrelaçam, que se entrecruzam que caminham juntas e se fortalecem: a do CEDENPA - 40 anos e de Fátima Matos, que se torna ativista negra, como salienta, quando começa a fazer parte do CEDENPA, em meados dos anos de 1980. Eu conheci Fátima Matos em um dos eventos com temática racial, não me lembro ao certo qual, entre 2003 e 2004 – desses que ela, geralmente, pede a palavra e dá um aulão! Sobre o debate de gênero e raça está sempre presente em suas reflexões marcadas pela inquietude; à flor da pele. Tínhamos encontrado (desde então) algo em comum! E, desde então, construímos uma relação de amizade, afeto e admiração mútua.


Maria de Fátima Matos Silva nasceu em Belém do Pará no dia 29 de Dezembro de 1951, conhecida como Fátima Matos, militante do CEDENPA (Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará) desde meados dos anos de 1980 e do Movimento de Mulheres ao realizar várias atividades em algumas regiões do Pará “para a nossa Plataforma de Políticas Públicas para as Mulheres da Amazônia em 1994 e após a Conferência de Beijing, em 1995, nós criamos o Fórum de Mulheres da Amazônia Paraense, o FMAP”. Fátima Mattos foi Conselheira do Conselho Municipal da Condição Feminina – CMCF/Belém desde a sua implantação que se deu em março de 1987. Ela foi eleita em 1996 para Presidente do CMCF, sendo reeleita até 2004. E representa o CEDENPA no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher - CEDM do Pará. Militante do Movimento Nacional de Direitos Humanos – MNDH desde 1991. Ativista negra Amazônida de várias pautas que se transversalizam em uma abordagem de raça e gênero: luta antirracista, combate à violência contra a mulher, saúde, educação, segurança pública, direitos humanos e direitos reprodutivos e sexuais. Fátima Matos me contou certa vez: “nós lutamos muito por isso: o direito ao aborto legal [...] criamos um grupo que discutiu a implantação do Programa Aborto Legal na Santa Casa [Hospital], em 1996”.

Detalhes do artigo

Como Citar
Conrado, M. P. (2022). ENTREVISTA: FÁTIMA MATOS, ATIVISTA NEGRA AMAZÔNIDA DO CEDENPA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 14(Ed. Especi), 139–158. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1422
Seção
Entrevistas