EXÚ E A NOÇÃO IORUBÁ DE PESSOA: SABERES E LIÇÕES PARA A EXISTÊNCIA HUMANA

Conteúdo do artigo principal

Mahasiãh Raimundo
Jaison Hinkel

Resumo

Exú é um dos mais importantes orixás, figura central na cosmologia e no saber-fazer Iorubá. Tem seus saberes disponíveis nas diversas narrativas orais e cultos em países da África, no Brasil e outros lugares que foram destino da diáspora africana causada pelo processo de escravização do povo negro-africano. Os Orixás são divindades importantes na cultura Iorubá, uma maneira de compreendê-los é pensá-los como modelos identificatórios, fontes de axé, genitores divinos que representam a relação de pertencimento do ser humano à ordem cósmica, que podem inspirar papéis e condutas. Nosso objetivo é pensar como o saber Iorubá, através da representação de Exú, pode possibilitar compreensões a respeito da existência humana, e trazer saberes e lições para o modo de ser e estar no mundo. Para isso, iremos refletir sobre alguns conceitos que estão intimamente relacionados a noção ioruba de pessoa, tais como Iwá (caráter), okàn (consciência; coração; intuição), ará (corpo), orí (cabeça; essência real do ser e de sua existência, simbolizada pelo orixá Orí), egbé (comunidade), ojó (tempo) e onilé (espaço e ambiente). Compreendemos neste estudo que o saber de Exú está intrinsecamente relacionado a noção Iorubá de pessoa, sua natureza nos concede lições éticas pautadas na retidão, paciência, transgressão, emancipação e autodeterminação, além de nos conceder também saberes que firmam a relação humana com a grande teia cosmológica, relacionado aos ancestrais, natureza, tempo, comunidade e divindades, a pertença entre o sagrado e o profano. Uma dimensão de ser e estar aberta, criativa, dinâmica e pluriversal.

Detalhes do artigo

Como Citar
Raimundo, M., & Hinkel, J. (2022). EXÚ E A NOÇÃO IORUBÁ DE PESSOA: SABERES E LIÇÕES PARA A EXISTÊNCIA HUMANA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 14(Ed. Especi), 7–33. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1401
Seção
Caderno Temático
Biografia do Autor

Mahasiãh Raimundo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC, SP, Brasil.

Mestrando em Psicologia Social na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC, pelo Núcleo de Pesquisa Dialética Exclusão/Inclusão Social (NEXIN). Graduado em Psicologia pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, onde foi integrante da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP-FURB) e integrante do Núcleo de Estudo Afro Brasileiro (NEAB-FURB).

Jaison Hinkel, Universidade Regional de Blumenau - FURB, SC, Brasil.

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil; professor titular do Departamento de Psicologia na Fundação Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, Brasil; integrante da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da FURB  (ITCP/FURB).