PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO RACIAL ENTRE OS/AS JOVENS QUILOMBOLAS E DA PERIFERIA URBANA DE GARANHUNS/PE

Conteúdo do artigo principal

Roseane Amorim da Silva
Jaileila de Araújo Menezes
Claudia Andreia Mayorga Borges

Resumo

O estudo buscou conhecer as opressões, desigualdades e resistência, a partir da intersecção de gênero, raça/etnia, classe, geração, sexualidade e território. Participaram jovens de ambos os sexos de duas comunidades quilombolas, localizadas na área rural de Garanhuns/PE e jovens da área urbana da periferia do referido município. Neste artigo iremos abordar algumas situações em que o preconceito e a discriminação de raça produzem efeitos nas vivências dos/as jovens. A pesquisa foi construída em três etapas. Inicialmente realizamos observação participante nas comunidades e em uma escola na periferia. No segundo momento oficinas com os/as jovens de ambos os territórios. E no terceiro, entrevistas semiestruturadas. O material foi analisado a partir da perspectiva da interseccionalidade dos marcadores sociais. As opressões de raça, vivenciadas pelos/as jovens de ambos os territórios, se expressam em preconceitos e discriminação devido à cor da pele, o tipo de cabelo, e algumas vezes de forma disfarçada.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, R. A. da, Menezes, J. de A., & Borges, C. A. M. (2022). PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO RACIAL ENTRE OS/AS JOVENS QUILOMBOLAS E DA PERIFERIA URBANA DE GARANHUNS/PE. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 14(42), 291–316. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1346
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Roseane Amorim da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Psicóloga. Mestre e Doutora em Psicologia. Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Unidade Acadêmica de Serra Talhada - UAST. 

Jaileila de Araújo Menezes, Universidade Federal de Pernambuco

Psicóloga. Mestre e Doutora em Psicologia. Professora Associada do Centro de Educação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. 

Claudia Andreia Mayorga Borges, Universidade Federal de Minas Gerais

Psicóloga. Mesrte e Doutora em Psicologia Social. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-graduação em Psicologia.