COTAS PARA NEGROS E INDÍGENAS NA UEMS: PROCESSO HISTÓRICO E POLÍTICO DA CRIAÇÃO AOS DIAS ATUAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O assunto cotas, considerado uma “medida compensatória” que busca promover o princípio da igualdade, em prol de minorias étnicas e raciais, chegou a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS por meio das Leis nº. 2.589, de 26/12/2002, que dispõe sobre a reserva de vagas para indígenas, e a de nº. 2.605, de 06/01/2003, que dispõe sobre a reserva de 20% das vagas para negros. O Conselho Superior da instituição regulamentou em 10% a cota para indígenas, bem como a exigência de ensino médio completo em escola pública para ambas as cotas. Para essas regulamentações houve discussão com lideranças do movimento negro, indígenas e comunidade acadêmica. O primeiro processo seletivo com cotas ocorreu em 2003 e o ingresso em 2004 em trinta e sete cursos de graduação. Neste artigo é feita uma descrição e análise de todo processo histórico e politico da criação das cotas, sua implementação e alterações que ocorreram nos processos até os dias atuais com mais de 60 cursos com cotas.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).