SOLIDÃO DA MULHER NEGRA: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho revisou a literatura sobre a solidão da mulher negra, buscando entender os significados atribuídos a essa terminologia. Utilizaram-se as bases Portal de Periódicos CAPES, Banco de Teses e Dissertações da CAPES e plataforma BVS, e os descritores “solidão da mulher negra/preta” e “rejeição da mulher negra/preta”. Foram selecionados e analisados oito trabalhos ao todo. Seis trabalhos focaram em mulheres negras adultas e em relacionamentos entre um homem e uma mulher. A solidão da mulher negra foi relacionada principalmente a falta de um parceiro, ao abandono parental e/ou do próprio parceiro e ao preterimento afetivo-sexual. O racismo é tido como o fator determinante dessa solidão. Variáveis relacionadas ao machismo também foram apontadas. Discute-se a importância de ampliar a discussão sobre o impacto da cultura na preferência afetivo-sexual.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).