AS POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA E A INSERÇÃO DE ESTUDANTES NEGROS E INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
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Resumo
O artigo ora apresentado evidencia as contribuições das Universidades para implementação de políticas afirmativas, nesse ínterim, avalia as políticas afirmativas de ingresso no ensino superior de pessoas negras e faz uma análise sobre relações raciais no âmbito da Ciências Sociais brasileiras. Evidencia as contribuições das Universidades para implementação de políticas afirmativas, nesse ínterim, avalia as políticas afirmativas de ingresso no ensino superior de pessoas negras e faz uma análise sobre as políticas de igualdade racial no atual contexto brasileiro. Explicita ainda que as políticas de ação afirmativa, e a inserção de estudantes negros e indígenas nas universidades públicas brasileiras impõe um desafio contemporâneo às instituições de ensino superior, que se desdobra em dois aspectos, fundamentais para superação das desigualdades e exclusões sócioeducacionais. Primeiro, a reestruturação dos espaços e práticas educativas, bem como a ampliação do campo conceitual de seus docentes, assim medidas como a revisão das matrizes curriculares, no sentido da inclusão no currículo nos conhecimentos sobre a história e cultura africana, afro-brasileira e indígena nos cursos de graduação e pós graduação como sinalizam as Leis 10.639/03 e 11.645/08 são um avanço, pois possibilitam a superação das desigualdades sócio educacionais; o Segundo, a implementação de políticas de ação afirmativa que visam a garantia da reparação social e econômica, estabelecimento de ações afirmativas e enfatiza que vagas e acompanhamento da vida acadêmica dos estudantes negros e negras e indígenas com vistas ao ingresso, permanência e a conclusão precisa ser assumido institucionalmente pelas instituições de ensino superior; conclui ser fundamental, aprimorar as estratégias para coibir as fraudes através de bancas de heteroidentificação são fundamentais para que haja oportunidades sociais e educacionais igualitárias.
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