O ENSINO DE CIÊNCIAS E A DESCONSTRUÇÃO DE NOÇÕES BIOLOGIZANTES E PSEUDOCIENTÍFICAS SOBRE AÇÕES AFIRMATIVAS: EM DEFESA DAS COTAS RACIAIS

Conteúdo do artigo principal

Geisieli Rita de Oliveira
Aracele Maria de Souza
Silvani dos Santos Valentim

Resumo

Objetiva-se discutir o ensino de Ciências da Natureza e políticas de ação afirmativa a partir das “controvérsias” que este tema suscita. Analisa-se uma intervenção escolar e costura-se uma breve reflexão sobre a imprescindibilidade das discussões sobre relações raciais no ensino de Ciências. Discute-se as diferentes concepções raciais e controvérsias sociocientíficas presentes nos depoimentos orais de alunos do Ensino Médio durante uma aula de biologia. Apresentam-se os processos de racialização dos seres humanos e em seguida são lançados os argumentos sobre o movimento Ciências, Tecnologias, Sociedade e Ambiente e a necessidade de historicizar o ensino de Ciências. A motivação em abordar tal temática ancora-se no entendimento de que os/as alunos/as e professores/as envolvidos/as nos processos de ensino de Ciências têm suas próprias convicções sobre a abordagem biológica e sociológica da categoria raça, alicerçadas em copiosas vivências socioraciais. A metodologia utilizada beneficiou-se da análise de conteúdo e utilizou como recurso auxiliar na codificação das informações coletadas o software Atlas Ti. Por fim, descreve-se e analisa-se a intervenção escolar no sentido de ampliar os diálogos, contextualizar e aprofundar o debate sobre importantes interlocuções que o ensino de Ciências pode e deve construir com o campo da Educação das Relações Étnico-Raciais.

Detalhes do artigo

Como Citar
de Oliveira, G. R., Souza, A. . M. de, & Valentim, S. dos S. (2021). O ENSINO DE CIÊNCIAS E A DESCONSTRUÇÃO DE NOÇÕES BIOLOGIZANTES E PSEUDOCIENTÍFICAS SOBRE AÇÕES AFIRMATIVAS: EM DEFESA DAS COTAS RACIAIS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 13(Ed. Especi), 57–81. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1236
Seção
Caderno Temático