O ENSINO DE CIÊNCIAS E A DESCONSTRUÇÃO DE NOÇÕES BIOLOGIZANTES E PSEUDOCIENTÍFICAS SOBRE AÇÕES AFIRMATIVAS: EM DEFESA DAS COTAS RACIAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetiva-se discutir o ensino de Ciências da Natureza e políticas de ação afirmativa a partir das “controvérsias” que este tema suscita. Analisa-se uma intervenção escolar e costura-se uma breve reflexão sobre a imprescindibilidade das discussões sobre relações raciais no ensino de Ciências. Discute-se as diferentes concepções raciais e controvérsias sociocientíficas presentes nos depoimentos orais de alunos do Ensino Médio durante uma aula de biologia. Apresentam-se os processos de racialização dos seres humanos e em seguida são lançados os argumentos sobre o movimento Ciências, Tecnologias, Sociedade e Ambiente e a necessidade de historicizar o ensino de Ciências. A motivação em abordar tal temática ancora-se no entendimento de que os/as alunos/as e professores/as envolvidos/as nos processos de ensino de Ciências têm suas próprias convicções sobre a abordagem biológica e sociológica da categoria raça, alicerçadas em copiosas vivências socioraciais. A metodologia utilizada beneficiou-se da análise de conteúdo e utilizou como recurso auxiliar na codificação das informações coletadas o software Atlas Ti. Por fim, descreve-se e analisa-se a intervenção escolar no sentido de ampliar os diálogos, contextualizar e aprofundar o debate sobre importantes interlocuções que o ensino de Ciências pode e deve construir com o campo da Educação das Relações Étnico-Raciais.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).