ANTERIORIDADE E FEITURA DA SOCIOLOGIA AFRICANA
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Resumo
Esse artigo faz parte de trabalhos sobre epistemologias africanas que buscam colocar as ciências humanas africanas no seu devido lugar na contemporaneidade (DIOP, 1981; OBENGA, 1990; DIOP, 2003; ANI, 1994; MAFEE, 2011). No campo dos estudos da Sociologia africana, as produções de Ela (2013), Bassong (2011), Amadiume (2001), Oyewumi (1997), Adesina (2012) são as mais instigantes que inspiram esse trabalho. O projeto de construção de uma Sociologia africana, sugerido por Bassong pautado no paradigma de Maat, influenciou a definição dos objetivos da minha investigação: defender a ideia da anterioridade da Sociologia africana e revelar a sua estrutura operacional. O argumento principal defendido é que o sociobiocósmico é o campo de investigação da Sociologia africana e o procedimento metodológico é e deve ser, a depender de casos de estudo, interdisciplinar e/ou transdisciplinar, com um olhar específico no tempo-espaço da história das sociedades africanas e suas instituições.
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