RITUAIS DE DEVOÇÃO, TRANSE E CONFLITO:O MUNDO RELACIONAL DA DIÁSPORA MOURIDE NA CIDADE DE SÃO PAULO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
RESUMO: Este artigo aborda dinâmicas de interação social em rituais de devoção religiosa, transe e conflito no contexto de práticas culturais e experiências vividas de imigrantes senegaleses, adeptos da confraria Mouridiyya. A análise busca, em perspectiva etnográfica, problematizar a urdidura de gramáticas devocionais e morais a partir de uma abordagem fenomenológica e interacionista no que chamo de um mundo relacional mouride. A relevância do estudo é compreender os modos como esses sujeitos recriam sentidos de atribuição, conexão, pertencimento, “um fazer parte de”, não isento de tensões e dilemas, na trama de novos modos de vida, em sociabilidades urbanas contemporâneas.
Detalhes do artigo
Como Citar
Romero, F. L. (2021). RITUAIS DE DEVOÇÃO, TRANSE E CONFLITO:O MUNDO RELACIONAL DA DIÁSPORA MOURIDE NA CIDADE DE SÃO PAULO. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 13(36), 284–311. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1219
Seção
Dossiê Temático
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).