APRENDIZADOS TRANSATLÂNTICOS: PENSANDO A UNILAB E AS RELAÇÕES ÁFRICA- BRASIL A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE CAMPO EM GANA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo busca apresentar reflexões sobre uma viagem que também é um retorno, um retorno às narrativas sobre África, às teorias, às memórias construídas pelos africanos em diáspora. Buscamos compartilhar os diversos níveis, teóricos, conceituais, metodológicos dessa experiência etnográfica nas cidades de Acra e Elmina (Gana) entre os dias 5 e 18 de agosto de 2018. Procuramos não deixar de lado as problematizações advindas do confronto entre as visões míticas de África, os estereótipos sobre África e africanos e a realidade vivenciada de múltiplos contextos, práticas e vozes lá encontradas. Esperamos evidenciar a importância desses aprendizados e sua relação com a missão social da Unilab de contribuir com a integração entre o Brasil e os países africanos; e de forma mais geral com a educação para a história afro-brasileira e da África com suas inúmeras sociedades e culturas.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).