QUILOMBOLAS E ÍNDIOS: O DESAFIO DA CIDADANIA DA CONTEMPORANEIDADE NO RECONHECIMENTO DAS DIFERENÇAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo descreve uma pesquisa de campo de cunho exploratório realizada na Aldeia Krukutu (Parelheiros-SP), no Quilombo do Carmo (São Roque-SP) e no Quilombo do Campinho da Independência (Paraty-RJ). Buscou-se compreender se populações historicamente excluídas como negros e índios ainda se percebem como distantes do rol de cidadania. A partir de entrevistas aleatórias, agrupamos as falas em seis categorias em associação com a cidadania: 1) igualdade, 2) direitos, 3) territorialidade, 4) vínculos com a comunidade, 5) oposições e objeções à cidade e discriminações sofridas, 6) concepções de cidadão bom e mau. Concluímos que se perpetuam a desigualdade e a exclusão moral destas populações, que sofrem preconceitos e repetidamente são feridas em sua dignidade humana. Compreendemos que o respeito às suas culturas seria o primeiro passo para sua inserção à cidadania.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).