AÇÕES AFIRMATIVAS E ENSINO REMOTO: PARA ALÉM DA INCLUSÃO DIGITAL

Conteúdo do artigo principal

Karina Pereira dos Santos
Simone Aparecida dos Santos Vital
Lisandra Espíndula Moreira

Resumo

Em 2020, por conta da crise sanitária desencadeada pela Covid-19 e da necessidade de isolamento social, as universidades colocaram-se diante da difícil transição para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Buscamos neste artigo analisar as medidas construídas para minimizar desigualdades e garantir acesso às atividades virtuais, sob o enfoque das questões raciais e ações afirmativas. Utilizamos como estratégia metodológica a análise documental, registrando e investigando os materiais produzidos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na organização da retomada das atividades de forma remota e suas repercussões para órgãos específicos e coletivos estudantis. Os materiais evidenciam a ênfase na inclusão digital, não abordando de maneira direta as ações afirmativas e a educação antirracista. Por outro lado, algumas manifestações pressionam a instituição para que não fique ninguém para trás.

Detalhes do artigo

Como Citar
Santos, K. P. dos, Vital, S. A. dos S., & Moreira, L. E. (2021). AÇÕES AFIRMATIVAS E ENSINO REMOTO: PARA ALÉM DA INCLUSÃO DIGITAL. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 13(37), 456–484. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1167
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Karina Pereira dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Psicologia pela PUC Minas. Mestranda em Psicologia Social pela UFMG.

Simone Aparecida dos Santos Vital, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Pedagogia pela UFMG. Mestranda em Psicologia Social pela UFMG.

Lisandra Espíndula Moreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Psicologia pela UFRGS, mestrado em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS e doutorado em Psicologia pela UFSC. Professora dos cursos de Psicologia e Direito, e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG.