ALUNOS NEGROS E COM DEFICIÊNCIA: NARRATIVAS DA PRODUÇÃO SOCIAL DE DUPLO ESTIGMA NO ESPAÇO ESCOLAR

Conteúdo do artigo principal

Danielle Scholz
Cláudia Rodrigues de Freitas

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa já finalizada com o objetivo de analisar a produção de estigma em alunos negros e com deficiência no espaço escolar. A organização metodológica é de cunho qualitativo, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com a intenção de ouvir/escutar as vozes das professoras e gestoras de um município da região metropolitana de Porto Alegre/RS. Conclui-se, por meio das narrativas analisadas, a evidente duplicidade de estigmas, na qual os sujeitos foco da pesquisa estão inscritos. Explicitam-se nos discursos os efeitos negativos na autoestima e processo de aprendizagem destes alunos, salientando a complexidade de relações que se estabelecem a partir destas vivências no espaço escolar.

Detalhes do artigo

Como Citar
Scholz, D., & Freitas, C. R. de. (2021). ALUNOS NEGROS E COM DEFICIÊNCIA: NARRATIVAS DA PRODUÇÃO SOCIAL DE DUPLO ESTIGMA NO ESPAÇO ESCOLAR. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 13(38), 75–99. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1163
Seção
Artigos