MULHERES NEGRAS E FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: TRIAGEM NEONATAL PARA ANEMIA FALCIFORME
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo avaliou as ações de mulheres negras da zona leste de São Paulo e suas influências, na formulação da política pública Triagem Neonatal para anemia falciforme em São Paulo. Para tal, foi realizada uma pesquisa avaliativa à luz do referencial de Donabedian. A coleta foi realizada no acervo documental da Associação Afro-Brasileira Ogban e Associação de Anemia Falciforme do Estado de São Paulo, localizadas em São Paulo, entre 1994 e 2001. Para análise dos dados, optou-se pela análise temática. Foram localizados 98 documentos, descartando repetidos, sem data e ilegíveis, restando 58. Destes, foram selecionados 21. Os documentos foram classificados por número e data dos eventos e extraída a informação principal. Os documentos analisados mostraram que o empreendedorismo social das ONGs, em parceria com o poder público, produziu processo e resultado com a inclusão da anemia falciforme na triagem neonatal por meio da Portaria GM/MS n.º 822/2001.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).