O SENTIDO DA FESTA: OLHAR RETROSPECTIVO SOBRE O CICLO DO VERÃO BAIANO VINTE ANOS DEPOIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O texto aqui apresentado lança um olhar para festa baiana vinte anos depois de ter iniciado a pesquisa. Os dados trazidos remontam àquele período, até porque ali eles foram coletados. A intenção é lidar com o ciclo festivo para mostrar que passado esse tempo os elementos que nutriam e nutrem o seu movimento não mudaram a tradição se mantém. Se por um lado há um chamamento à tradição, por outro há o reconhecimento de sua dinamicidade quando se observa a mudança de tempo, mudança de alguma ordem nos espaços onde elas se desenvolvem, além de saber que muitos dos seus personagens mais marcantes já não mais estão lá. Quantas daquelas mulheres ainda participam ativamente de cada uma das manifestações ensejadas pelo ciclo? Mas suas herdeiras, aquelas cujos ensinamentos foram apropriados seguem o movimento da festa e emprestam a ela suas motivações para continuarem participando. Assim ao revisitar a pesquisa que originou o texto foi possível olhar para festa vinte anos depois com os olhos de quem, em última instância, esteve lá e a viu passar. Nesse movimento, reacende o desejo de compará-la com o que se tem hoje.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).