LEI E DISCRIMINAÇÃO NA PRODUÇÃO DA CIDADE SEGREGADA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetiva-se com esse artigo discutir aspectos da (re)produção da segregação racial da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. De modo específico são problematizados os mecanismos discriminatórios presentes na legislação que, por meio da propriedade fundiária, corroboram com os processos de divisão da cidade. Como ponto de partida são apresentados dados da segregação racial em 2010. Como processo, são discutidos marcos jurídicos/temporais – do final do século XIX ao início do século XX – que ilustram um encadeamento de discriminações promovedoras da segregação pelo poder público. Como perspectiva são analisados regulamentos (leis, decretos e resoluções) onde a equidade de raça, gênero e classe é reivindicada de modo a subsidiar novas propostas de reparação em políticas urbanas e habitacionais.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).