A ELOQUÊNCIA DOS SILÊNCIOS: RACISMO E PRODUÇÃO DE ESQUECIMENTO SOBRE A POPULAÇÃO NEGRA EM NARRATIVAS DE MEMÓRIA DAS CIDADES
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem por foco a discussão sobre a produção de silenciamento acerca da presença da população negra nas narrativas de memória e história das cidades. Os aspectos aqui analisados indicam que os mecanismos que regem esta produção são expressão do caráter estruturante e institucionalizado do racismo como elemento fundante das relações de poder que configuram a sociedade brasileira. Tomando como ponto de partida para análise o caso de Belo Horizonte-MG, avalio a plausibilidade de um argumento subliminarmente acionado para justificar a negligência do tema na historiografia produzida sobre a capital mineira, qual seja o de uma suposta ausência de fontes que atestassem a existência e caracterização de população negra na cidade. Para tanto, abordo experiência de pesquisa que revela o potencial e o papel das instituições arquivísticas e museais na perpetuação ou superação da produção de narrativas lacunares acerca da agência de pessoas negras na dinâmica de constituição da experiência urbana.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).