AS NOÇÕES DE ESPAÇO E TEMPO A PARTIR DE UMA CARTOGRAFIA QUILOMBOLA
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Resumo
O trabalho com as noções de tempo e espaço na sala de aulas das séries iniciais, do Ensino fundamental, é parte das Diretrizes Curriculares Nacionais[i], com reformulações na BNCC[ii], esta que deve ser analisada criticamente dada a importância para o desenvolvimento das relações espaciais nessa etapa de formação. Temos nos deparado com desafios que perpassam diversos fatores envolvidos para que esse processo se estabeleça de maneira a que os estudantes compreendam, tanto o papel da história e da geografia na escola, quanto apreendam o sentido da espacialidade e da alteridade na vida social. As várias ideologias, representações e ilusões que incidem na sociedade contemporânea e, portanto, na escola, acabam por reforçar o sentido do espaço social na perspectiva alienante. Lefebvre (2000, p. XXII) questiona: “Haveria uma relação direta, imediata e mediatamente apreendida, portanto, transparente, entre o modo de produção (a sociedade considerada) e seu espaço?” Perguntamos: como se ensina a geografia na sala de aula das séries iniciais? De que maneira a ênfase dada, atualmente, à escrita e à leitura no Ensino Fundamental, se constituindo como aprendizado separado do tempo e do espaço, pode ser reformulada sob outra prática pedagógica, que traga a questão da Cultura Afrobrasileira nessa etapa da educação?
[i] BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais: história, geografia/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
Ii BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Base Nacional Comum Curricular. Brasília/MEC/UNDIME, 2018.
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