BAIRROS NEGROS DE NATIVIDADE/RJ - MODELO DE EXPANSÃO URBANA DAS POPULAÇÕES NEGRAS NO PÓS-ABOLIÇÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Nos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo as velhas regiões de cafezais dos séculos 19 e início do 20 tiveram grande densidade de populações negras rurais que foram parcialmente substituídas como mão de obra por populações imigrantes europeias. Paralelamente, durante todo século 20 ocorreu o amplo fenômeno de urbanização brasileira. As populações negras da região do norte do estado do Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e de Minas Gerais foram afetadas por um conjunto histórico de fatores que determinou a história dessas populações, como por exemplo os padrões de formação de bairros negros na referida região. São fenômenos de urbanização particulares cujo enfoque ainda é pouco tratado na literatura da urbanização e população negra, como parte da historia urbana do século 20. O estudo dos bairros negros da Cidade de Natividade é um caso que pode ser generalizado em toda a região. A região tem muitos aspectos em comum tais como, desenvolvimento e crises agrícola, fatores de industrialização, além dos topográficos, como cidades entre rios que resultam em grandes áreas passíveis a inundações e desabamentos.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).