A QUESTÃO RACIAL BRASILEIRA: APONTAMENTOS TEÓRICOS PARA COMPREENSÃO DO GENOCIDIO NEGRO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O racismo em nossa sociedade estruturou um padrão de normalidade que naturaliza relações racialmente desiguais instituídas na produção social do espaço. Somos um país de formação colonial que foi estruturado historicamente por relações racialmente desiguais. O objetivo deste artigo é compreender a relação entre racismo e necropolítica como dispositivos geradores do extermínio da população e da cultura negra no Brasil. Nossa hipótese é que o silencio do debate da questão racial brasileira no enfrentamento as desigualdades sociais têm criado dificuldades para construção de políticas antirracistas e intensificado o genocídio negro. Assim, entendemos que as lutas do movimento negro brasileiro se constituem como uma das formas de enfrentamento ao projeto necropolítico.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).