TRABALHADORES NEGROS NA BATALHA PELA CIDADANIA: EXPERIÊNCIA ELEITORAL NA BAHIA (1890-1930)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O processo de mobilização de trabalhadores negros e lideranças operárias baianas pela cidadania política, na Primeira República, é discutido a partir de Atas da Câmara Municipal de Salvador, periódicos e dados memorialísticos. Para tanto, serão analisados aspectos da organização e articulação partidárias de militantes, no jogo das disputas eleitorais que se sucederam, a partir da criação do Partido Operário da Bahia. Na trama das militâncias serão observados conflitos, acordos, disputas e alianças estabelecidos entre os trabalhadores engajados e as lideranças tradicionais e emergentes das elites políticas, ao longo dos pleitos eleitorais, particularmente dos municipais. Os pleitos eleitorais se constituíram em espaços de cidadania política reivindicados, a partir dos quais vislumbramos fluxos e refluxos do protagonismo do trabalhador negro e seu subsequente afastamento dos espaços de poder disputados, na complexa teia de reformulações políticas e consolidação do poder oligárquico que preponderaram até 1930.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).