APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: CIDADE, URBANIZAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NO BRASIL, ÁFRICA E DIÁSPORAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Professor Doutor Andrelino Campos[1], geógrafo e intelectual negro, não está entre nós, ele foi ao encontro de seus ancestrais da diáspora africana, dos quilombos, guetos, periferias e favelas do Rio de Janeiro e do Brasil, ele nos deixou um legado para ser seguido, reflexões que são centrais para pensar o quadro dos movimentos sociais e as relações étnico raciais nos espaços da cidade e do urbano.
O dossiê Cidade, Urbanização e Relações Étnico Raciais no Brasil, África e Diáspora é dedicado ao Professor Andrelino Campos, pesquisador e docente que se dedicou às abordagens sobre a favela, o planejamento urbano, dos movimentos sociais negros e do “Direito à cidade”. A Professora Cátia Antonia, docente do Centro de Formação de Professores da UERJ, Campus São Gonçalo, compartilhou importantes experiências em ensino, pesquisa e extensão com o Professor Andrelino Campos. A pesquisadora e amiga, fará as reflexões referente a produção do geógrafo e intelectual, deixando-nos, parcialmente, seu legado no presente dossiê.
[1] Falecido em 20 de maio de 2018.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).