APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: CIDADE, URBANIZAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NO BRASIL, ÁFRICA E DIÁSPORAS

Conteúdo do artigo principal

Reinaldo José de Oliveira

Resumo

O Professor Doutor Andrelino Campos[1], geógrafo e intelectual negro, não está entre nós, ele foi ao encontro de seus ancestrais da diáspora africana, dos quilombos, guetos, periferias e favelas do Rio de Janeiro e do Brasil, ele nos deixou um legado para ser seguido, reflexões que são centrais para pensar o quadro dos movimentos sociais e as relações étnico raciais nos espaços da cidade e do urbano.


O dossiê Cidade, Urbanização e Relações Étnico Raciais no Brasil, África e Diáspora é dedicado ao Professor Andrelino Campos, pesquisador e docente que se dedicou às abordagens sobre a favela, o planejamento urbano, dos movimentos sociais negros e do “Direito à cidade”. A Professora Cátia Antonia, docente do Centro de Formação de Professores da UERJ, Campus São Gonçalo, compartilhou importantes experiências em ensino, pesquisa e extensão com o Professor Andrelino Campos. A pesquisadora e amiga, fará as reflexões referente a produção do geógrafo e intelectual, deixando-nos, parcialmente, seu legado no presente dossiê.


 


[1] Falecido em 20 de maio de 2018.

Detalhes do artigo

Como Citar
de Oliveira, R. J. (2020). APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: CIDADE, URBANIZAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NO BRASIL, ÁFRICA E DIÁSPORAS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 12(34), 5–12. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1126
Seção
Apresentação