MARIA BEATRIZ DO NASCIMENTO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Maria Beatriz do Nascimento nasceu em Aracaju em 1942 e seus pais migraram com os dez filhos para o Rio de Janeiro na década de 1950. Ingressou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aos 28 anos no curso de História. Formou-se em 1971 e passou a lecionar na rede pública estadual de ensino do Rio de Janeiro articulando sua prática de ensino com a pesquisa. Concluiu sua pós-graduação Lato Sensu em 1981, na Universidade Federal Fluminense (UFF). Roteirizou Ôri (1989, 131 min), filme e documentário de sua autoria dirigido pela socióloga e cineasta Raquel Gerber. Sua trajetória sempre esteve relacionada a temáticas como racismo e aos quilombos, abordando a correlação entre corporeidade negra e espaço com as experiências diaspóricas dos africanos e descendentes em terras brasileiras, por meio das noções de “transmigração” e “transatlanticidade”. Cursava seu mestrado em comunicação social na UFRJ, sob a orientação Muniz Sodré, quando teve sua história brutalmente interrompida em 1995.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).