ENEDINA ALVES MARQUES: PRIMEIRA ENGENHEIRA NEGRA DO BRASIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Enedina Alves Marques nasceu no dia 13 de janeiro de 1913. Única menina entre os 10 irmãos. Filha de doméstica, foi criada na casa da família para quem sua mãe trabalhava. Em 1927, começou a estudar na Escola Normal onde frequentou até 1931, formando-se no curso Normal. Foi a primeira mulher e a primeira negra a se diplomar em Engenheira Civil do Brasil, desafiou os padrões acadêmicos e sociais.
Detalhes do artigo
Como Citar
Canavarro Benite, A. M. (2020). ENEDINA ALVES MARQUES: PRIMEIRA ENGENHEIRA NEGRA DO BRASIL. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 12(33), 688–691. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1032
Seção
Biografias
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).