A COR DA IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA: W.E.B. DU BOIS, STUART HALL E A SOCIOLOGIA DE-SEGREGANTE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O racismo e a segregação intelectual limitam e dividem a tradição sociológica. A corrente principal da sociologia branca ignorou historicamente a contribuição dos sociólogos negros e hoje confere a discussão do racismo a um subcampo especializado. Os sociólogos negros, em contraste, há muito tempo estão atentos às correntes sociológicas principais e hegemônicas, ou seja, a sociologia branca. Por meio de uma discussão dos escritos de W.E.B. Du Bois e Stuart Hall e seus respectivos diálogos com figuras como Max Weber e C. Wright Mills, argumenta-se a favor de uma reconstrução profunda da sociologia, tanto no nível da análise quanto da forma, para que ocorra mudanças na maneira como a sociologia fala sobre o racismo e a sociedade como um todo.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).