MORTALIDADE MASCULINA SEGUNDO A RAÇA/COR DA PELE EM ESTADOS DO NORDESTE E SUDESTE DO BRASIL, 2009-2011
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetiva-se analisar a tendência temporal da mortalidade masculina por causas externas, doenças do aparelho circulatório e neoplasias para o estado da Bahia, e a taxa média de variação linear da mortalidade por causas externas para os estados do Nordeste, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro, segundo a raça/cor da pele, durante o triênio 2009-2011. Trata-se de estudo ecológico, exploratório do tipo série temporal baseado em dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade. Para explorar a tendência da série utilizou-se o modelo de regressão linear com correção de Prais-Winsten (p-valor ≤0,05). Observou-se crescimento da taxa total de mortalidade específica para praticamente todas as causas e raça/cor da pele. No Nordeste, os estados de Alagoas e Sergipe apresentaram maiores taxas de crescimento por causas externas na população de homens negros; na Paraíba os dados foram estatisticamente significantes. Faz-se necessário avaliar o alcance, equidade e integralidade das ações em prol da saúde do homem e considerar a raça/cor da pele como um aspecto determinante dos diferenciais nas taxas de mortalidade masculina.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).