PARTE II: DU BOIS E AS POSSIBILIDADES DE UMA SOCIOLOGIA DESEGREGADA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Ao considerar que a obra de Du Bois, enquanto produção de conhecimento, tem ultrapassado os limites temporais e as fronteiras nacionais, ou em termos gramsciano seu bloco histórico, inscrevendo-a como uma das mais importantes do século XX. A proposta de apresentação de alguns temas e problemas por ele tratados para um público brasileiro teve início na publicação do volume 12, número 32 de 2020, março-maio, da Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros – ABPN. Nesta segunda parte, organizada por mim e o professor Angelo Martins Junior, autor de um dos artigos do dossiê, damos continuidade a proposta que, ao nosso entender, pode proporcionar, por meio da leitura de mais quatro novos artigos e uma resenha, uma brevíssima leitura das recepções contemporâneas distintas da obra de Du Bois.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).