EXPERIÊNCIAS AFETIVAS E SEXUAIS DE HOMENS COM DOENÇA FALCIFORME E ÚLCERAS DE PERNA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Úlceras de perna são complicações frequentes em pessoas com doença falciforme (DF), que provocam mudanças na vida das pessoas, repercutindo sobre as dimensões psicoemocional e social. Este estudo objetivou compreender as experiências afetivas e sexuais de homens com DF e úlcera de perna. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, realizada com oito homens adultos com hemoglobinopatia HbSS e HbSC, atendidos em Feira de Santana-Bahia. Os dados foram coletados no período de dezembro 2013 a fevereiro de 2014, através de entrevistas semiestruturadas e submetidos à análise de conteúdo temática. Dos dados emergiram três categorias, (1) Discriminação e isolamento social marcam as experiências afetivas; (2) Imagem corporal alterada produz vergonha e constrangimento e, (3) Dor, ansiedade e impotência limitam o sexo. Fora observado que além da alteração da imagem corporal, a ansiedade e a impotência sexual em homens com úlcera de perna provocam alterações na sua vida sexual. A dor no ferimento leva-os a recusar o sexo ou adotar estratégias que restringem o ato sexual. Assim, o cuidado deve contemplar as questões afetivas e sexuais através da escuta qualificada, envolvendo não apenas a manipulação das feridas, mas aspectos psicossociais, culturais e que promovam o empoderamento e autonomia.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).