Esta aberta a chamada de publicação de artigos para o Dossiê Temático “Ciências Sociais Africanas e Afrodiaspóricas: Abordagem teórica, metodológica e temática” sob organização do Prof. Dr. Bas´Ilele Malomalo (UNILAB) e do Prof. Dr. Dagoberto José Fonseca (UNESP).

Para alcançar seus objetivos relativos a publicação científica qualificada, a ABPN organiza seus afiliados/as em áreas de conhecimentos, e as Ciências sociais são umas de suas subdivisões. Nesse sentido, em um primeiro momento, esse dossiê pretende receber textos de pesquisadores/as formados/as em e/ou que trabalham com as áreas de Ciências sociais, no seu entendimento tradicional: Antropologia, Ciência Política, Sociologia e Relações Internacionais. Considerando e ampliando, em segundo momento, o entendimento do CODERSIA - Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África sobre o tema em pauta, podem ser submetidos igualmente textos de outras áreas de humanidades (Letras, Filosofia, História), Ciências sociais aplicadas (Geografia, Economia, Serviço Social, Administração, Direito) ou áreas interdisciplinares (Estudos africanos, Estudos das relações raciais) desde que dialoguem estritamente com as Ciências sociais e os objetivos específicos do dossiê.

Tendo em conta, de um lado, no Brasil, os avanços de produções científicas sobre a África e população negra nas Áreas como História da África, Literatura Africana e Literatura negra, Estudos africanos, Sociologia das relações raciais, Antropologia afro-brasileira, objetiva-se privilegiar o recebimento de artigos sobre Sociologia africana e Antropologia africana. De outro lado, vista a invisibilidade de populações negras nas produções ligadas à Ciência Política e Relações Internacionais, motiva-se o envio de textos dessas duas disciplinas e conexas que tratam de temas sobre a África, de raça, negros, mulheres negras na África e nas diásporas africanas. Os textos em questão deverão debruçar-se em questões pedagógicas, teóricas, conceituais e metodológicas. São bem-vindas igualmente resultados de pesquisa que retratam temas particulares. Com isso, espera-se preencher as lacunas que a produção em torno de Ciências Sociais africanas comporta no Brasil e recolher propostas novas e inovadoras nas áreas tradicionais já consolidadas como Sociologia das relações raciais e Antropologia afro-brasileira.

Aceita-se contribuições nas seguintes línguas: portuguesa, espanhola, francesa e inglesa. O prazo de recebimento de textos será até o dia 31 de novembro de 2020. Os artigos devem seguir as normas de publicação e ser enviados para: escolaafricana@gmail.com, dagoberto.jose@unesp.br
A previsão de lançamento do dossiê é até o dia 30 de maio de 2021

Normas para publicação
http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/condicoes