FORJANDO AUTONOMIAS: PRÁTICAS DO OFÍCIO DE FERREIRO ENTRE ESCRAVIZADOS E LIBERTOS. MINAS DO FERRO, SÉCULO XIX

Conteúdo do artigo principal

Maura Silveira Gonçalves de Britto

Resumo

O presente artigo visa analisar algumas experiências entre escravizados e libertos nos trabalhos de transformação do ferro nas Minas do ferro, durante o Oitocentos. Destacando a participação desses artífices em uma área de grande concentração de ferreiros, parte das experiências desenvolvidas por eles na Itabira do Mato Dentro para identificar o horizonte de liberdade que vivenciavam a partir de seu ofício. Para tanto, através da análise de inventários, listas nominativas e dos censos provinciais de 1833 e 1872, pudemos apontar as características desses ferreiros (cor, idade, condição jurídica, estado civil, domicílio em que residiam, grupos familiares, entre outros dados), assim como sua localização no espaço da cidade. Esses dados em conjunto permitiram a percepção das relações criadas por esses ferreiros em torno de seu ofício; as relações de aprendizagem, relações de prestação de serviços, entre brancos, crioulos, e africanos; livres, libertos e escravizados. Relações forjadas pelo trabalho com o ferro que permitiam a tais artífices uma autonomia de trabalho e experiências de liberdade construídas antes mesmo da conquista da alforria.

Detalhes do artigo

Como Citar
de Britto, M. S. G. (2020). FORJANDO AUTONOMIAS: PRÁTICAS DO OFÍCIO DE FERREIRO ENTRE ESCRAVIZADOS E LIBERTOS. MINAS DO FERRO, SÉCULO XIX. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 12(Ed. Especi), 260–287. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/938
Seção
Caderno Temático
Biografia do Autor

Maura Silveira Gonçalves de Britto, Universidade Federal de Ouro Preto. Doutoranda em História.

Doutoranda e Mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, com Especialização em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (2007), Técnico em Conservação e Restauração de Bens Móveis pela Fundação de Arte de Ouro Preto (2007) e Graduação em Estudos Sociais, habilitação em História, pela Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (2002). Professora da Rede Pública Estadual de Minas Gerais. Pesquisa sobre o universo da prática de oficios mecânicos entre escravos e libertos nas Minas do Ferro, no decorrer do século XIX.