DIMENSÕES SUBJETIVAS DO RACISMO ESTRUTURAL

Conteúdo do artigo principal

Daniel Péricles Arruda

Resumo

Este artigo traz a reflexão sobre algumas dimensões subjetivas do racismo estrutural e seus desdobramentos para a população negra no Brasil. De abordagem qualitativa, o texto baseia-se no estudo bibliográfico e na análise de três casos de racismo que tiveram ampla repercussão nacional. Assim, a partir da perspectiva teórica interdisciplinar, evidencia-se a importância de analisar as tramas constitutivas do racismo, bem como suas expressões e relações subjetivas.

Detalhes do artigo

Como Citar
Arruda, D. P. (2021). DIMENSÕES SUBJETIVAS DO RACISMO ESTRUTURAL. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 13(35), 493–520. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/915
Seção
Ensaios
Biografia do Autor

Daniel Péricles Arruda, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Arte-educador, rapper e poeta. Professor adjunto da graduação em Serviço Social e vinculado ao Departamento de Saúde, Educação e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista. É graduado em Serviço Social pela PUC Minas, mestre (bolsista do Ford Foundation International Fellowships Program, turma 2010) e doutor em Serviço Social pela PUC-SP, pós-doutor em Psicologia Social pela PUC-SP, em formação em psicanálise pelo Instituto Langage, e aluno do 2º ano do curso Clínica Psicanalítica: Conflito e Sintoma, do Instituto Sedes Sapientiae.

http://lattes.cnpq.br/2377455944784166