AÇÕES E EXPERIMENTOS ARTÍSTICOS NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: PRODUÇÃO DE SUJEITOS QUE SE AUTODECLARAM “ARTISTAS DE TERREIRO”

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Claudete Nascimento Machado
Patrick F. de Araújo

Resumo

Apropriação e ressignificação da História e das teorias da arte na produção de sujeitos que se autodeclaram “artistas de terreiro”, utilizando-se da perspectiva decolonial para abordar poéticas que desestabilizam o campo artístico de Bourdieu, expondo tensões entre a pretensa universalidade da arte e a necessidade de adesão ao vocabulário ocidental, quando se pretende pleitear o status de artista junto às agências de administração e fomento da arte. A “arte dos povos de terreiro” é abordada enquanto alteridade e presença fantasmagórica, que assombra o ordenamento da arte ocidental ao expor o determinismo social de seus artefatos nos conceitos e discursos. Trata-se de uma produção artística que problematiza o lugar que lhe foi imposto na história dos estilos e por este motivo, se aproveita das teorias da arte contemporânea para afirmar-se enquanto produção artística dos dias.

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Como Citar
Machado, C. N., & Araújo, P. F. de. (2019). AÇÕES E EXPERIMENTOS ARTÍSTICOS NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: PRODUÇÃO DE SUJEITOS QUE SE AUTODECLARAM “ARTISTAS DE TERREIRO”. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 11(27), 139–152. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/668
Seção
Dossiê Temático