POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL E EDUCACIONAL NO BRASIL: UMA QUESTÃO SOCIAL DE CLASSES OU UMA QUESTÃO RACIAL DE ABRANGÊNCIA NACIONAL COM ALGUMAS PECULIARIDADES REGIONAIS?

Conteúdo do artigo principal

Jurandir de Almeida Araújo

Resumo

Há uma tendência, no Brasil, em se discutir as questões sociais separadas das questões étnico-raciais, como se elas não se correlacionassem e/ou se não complementassem. Nesta perspectiva, este artigo tem como objetivo tecer uma análise teórico-crítica acerca da pobreza e das desigualdades no país, do ponto de vista social, racial, educacional e geopolítico. Utilizando-se de dados quali-quantitativos, o estudo evidenciou que a pobreza e as desigualdades na sociedade brasileira tratam-se, em partes, de uma questão racial que atinge em maior proporção a população negra, e com maior intensidade as regiões economicamente menos desenvolvidas - Norte e Nordeste.

Detalhes do artigo

Como Citar
Araújo, J. de A. (2018). POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL E EDUCACIONAL NO BRASIL: UMA QUESTÃO SOCIAL DE CLASSES OU UMA QUESTÃO RACIAL DE ABRANGÊNCIA NACIONAL COM ALGUMAS PECULIARIDADES REGIONAIS?. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 10(24), 409–425. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/460
Seção
Artigos