POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL E EDUCACIONAL NO BRASIL: UMA QUESTÃO SOCIAL DE CLASSES OU UMA QUESTÃO RACIAL DE ABRANGÊNCIA NACIONAL COM ALGUMAS PECULIARIDADES REGIONAIS?
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Há uma tendência, no Brasil, em se discutir as questões sociais separadas das questões étnico-raciais, como se elas não se correlacionassem e/ou se não complementassem. Nesta perspectiva, este artigo tem como objetivo tecer uma análise teórico-crítica acerca da pobreza e das desigualdades no país, do ponto de vista social, racial, educacional e geopolítico. Utilizando-se de dados quali-quantitativos, o estudo evidenciou que a pobreza e as desigualdades na sociedade brasileira tratam-se, em partes, de uma questão racial que atinge em maior proporção a população negra, e com maior intensidade as regiões economicamente menos desenvolvidas - Norte e Nordeste.
Detalhes do artigo
Como Citar
Araújo, J. de A. (2018). POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL E EDUCACIONAL NO BRASIL: UMA QUESTÃO SOCIAL DE CLASSES OU UMA QUESTÃO RACIAL DE ABRANGÊNCIA NACIONAL COM ALGUMAS PECULIARIDADES REGIONAIS?. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 10(24), 409–425. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/460
Seção
Artigos
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).