POR QUE ESTUDAR INTELECTUAIS NEGROS?
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo discorre sobre a necessidade de atualização dos referenciais teóricos difundidos nos ambientes de ensino, através da inserção e difusão das obras produzidas por intelectuais negros e negras. Esta mudança de referenciais identifica no incentivo à produção de diálogos a efetivação da diversidade cultural e uma desalienção da educação, que por vezes, ainda focada em um modelo eurocêntrico de ensino, continua a produzir o apagamento da identidade de muitos. O reconhecimento das produções que a diversidade cultural proporciona, pode nos aproximar de uma verdadeira democracia racial, que ainda almejamos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Silva, F. P. da. (2018). POR QUE ESTUDAR INTELECTUAIS NEGROS?. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 10(24), 264–274. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/376
Seção
Artigos
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).